sábado, 17 de outubro de 2009

Entre e divirta-se

Escrevo este texto para, em primeiro lugar, pedir minhas sinceras desculpas. Estive totalmente ausente deste cantinho gastronômico. Mas foi por uma boa causa - causa esta que contarei aqui mais para frente. 
Meu post de hoje é dedicado a uma figuraça. O nome dele é Helio e o cara sabe como vender seu peixe. E, apesar das milhões de atrações que sua loja oferece, uma das melhores coisas da Cosa Nostra (Rua Visconde de Pirajá, 303, Ipanema) é mesmo escutar a empolgação com que Helio fala de seus produtos. "Já viu trufa fatiada? Não? Aqui a gente tem!", frase clichê do vocabulário dele que oferece as melhores munições para quem ama a gastronomia. Azeite? Muitas opções, sem esquecer de falar os dois que levam frutas: limão siciliano e laranja. Eu, sinceramente, não faço ideia de como ele consegue trazer tantos produtos exclusivos, mas seus 28 anos de labuta explicam. 


Já ouvi muito falar do Helio, antes mesmo de conhecê-lo:


- Você não encontrou algum ingrediente da receita? Vai na loja do Helio que lá tem com certeza, disse uma moça para o colega que fez a pergunta. 
- Mas você nem sabe o que foi?, indagou o senhor.
- Não, mas sempre que preciso de algo que não se encontra em lugar algum, lá tem - continuou. 


E é isso mesmo. Visitei a loja e experimentei coisas maravilhosas, as quais ainda não conhecia. Doces mineiros, azeites requintados, amêndoas e mais algumas guloseimas. Até que Helio nos presenteou com uma lata - uma embalagem pra lá de antiquada - de origem mineira. Dentro dela está a melhor goiabada do mundo. Onde tem para vender? Na loja do Helio, a Cosa Nostra. O produtor da goiabada Zelia só vende para o Helio no Rio. 


Foi a sobremesa do fim de semana na minha casa. Ela vai bem com sorvete, com queijo, pura... de qualquer modo é gostosa. Pedacinhos de goiaba com a cremosidade que só a goiabada feita artesanalmente consegue. Vale a pena conferir! Mas não pense que sairá de lojinha acnchegante apenas com uma simples sacolinha com uma lata de goiabada, você vai sair de lá com muitos outros produtos de primeiríssima qualidade. Prepare o bolso e, claro, o paladar! 



6 comentários:

  1. Eita que meu cunha formiguinha se esbaldou!!! hehe

    ResponderExcluir
  2. Conheço o Sr. Hélio há 04 anos e ele realmente ama o que faz e o melhor conhece como ninguém a arte de comer bem a de combinar, elegância com paladar!!
    Ele é uma pessoa raríssima e tem um carisma ímpar.

    Um grande abraço a você Renata que escreveu de forma singular sobre essa pessoa tão querida e de maneira tão simples e cativante.

    ResponderExcluir
  3. Realmente você foi certeira,a loja é o máximo em Deli,quando preciso presentear alguem especial e o tópico é Gastronomia,não há outro lugar,

    Parabéns a você Renata,

    Lucia

    ResponderExcluir
  4. quero essa goiabada!rs
    Qdo der vou lá nesse Hélio....
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Vale a pena voltar lá nesta época. A vitrine está preparada para o Natal. Ele faz com capricho a decoração.

    ResponderExcluir
  6. Eu já provei esta goiabada,ela realmente é unica,experimente fazer um sufle de queijo com ela ,
    e muito bom.

    Vou passar para ver o Natal,

    uma boa pedida.

    ResponderExcluir