quarta-feira, 23 de setembro de 2009

O Vietnã é aqui. Ou melhor, no Sawasdee



Logo que comecei a escrever sobre gastronomia, visitei o Sawasdee do Leblon. Lá, conheci rapidamente o chef Thiago Sodré, que herdou do pai, Marcos Sodré, o dom de mexer com as panelas - entre elas, claro, o wok. Confesso que senti um pouco de medo do tempero asiático com acento tailandês da casa. Iniciante que era, resolvi experimentar o que de menos picante havia no menu. Aprovei não só o cardápio, como também o ambiente da casa.

Mais tarde, aprendi que a comida servida na Tailândia consegue misturar simplicidade e complexidade com resultado delicioso, empolgante. E com curry! Isso mesmo, aprendi logo depois - em outro restaurante do gênero - a comer o tempero, e gostei bastante.


Quando recebi a notícia que o Sawasdee faria um Festival Vietnamita fiquei com água na boca. Ainda não pude experimentar, mas espero que até domingo consiga dar um pulo lá! Os chefs que comandam a casa fizeram um cardápio especial com as opções mais tradicionais do Vietnã. Este é o segundo festival de uma trilogia criada pelos Sodré. O primeiro foi indiano e o último será chinês.


A gastronomia do país é baseada em ingredientes como carne de porco e vegetais. E a mistura dos produtos típicos do lugar resulta em pratos com apresentação rústica, para serem comidos com as mãos. A receita do Goi Cuon (foto) abre o menu. São rolinhos de papel de arroz com vegetais ao molho cítrico. Logo depois, chega à mesa o primeiro prato, o Pho Bo é um consomê de ossobuco com lâminas finíssimas de vitela, massa de arroz e ervas frescas.  E por aí segue a viagem gastronômica que sai a R$ 95 por pessoa (entrada, primeiro prato, prato principal e sobremesa).


Sawasdee Bistrô  LeblonRua Dias Ferreira, 571 (2511-0057). 2ª a 5ª, das 19h  meia-noite; 6ª, das 19h à 1h; sábado, das 12h à 1h e domingo, das 13h às 22h. Capacidade: 60 lugares.


Sawasdee Bistrô  Fashion MallEstrada da Gávea, 899, 1º piso, São Conrado (3322-2150). 2ª a 5ª e domingo, das 12h à meia-noite; 6ª e sábado, das 12h à 1h. Capacidade: 94 lugares.  


O Festival fica em cartaz só até domingo (27)!


Foto: Thiago Sodré/Divulgação

2 comentários:

  1. Muito legal!!! Estou amando esses posts... bjos

    ResponderExcluir
  2. Parabens! adorei a maneira com que vc descreve as caracteristicas descricas da cozinha vietnamita. Tb tenho um blog, onde escrevo sobre estilo, e achei aki um novo ambiente para minhas pesquisas, Recentemente escrevi sobre arte africana, e toquei (de leve) na gastronomia africana,,tão rica e variada,, talvez te interesse.. alias fica a sugestão para um post sobre o assunto!
    Um abraço, Marcelo Novaes

    ResponderExcluir